Workshop 3 abordagens a 1 dado espaço
Perfomatividade, visualidade e espacialidade
Exercício de perfomatividade em grupo.
3 regras:
primeira: iniciar na praça da alegra. contar de 100 em 100 passos, parar, reunir em círculo.
segunda: tirar 4 fotos (o que se encontra no chão, quem está à nossa frente, o que se encontra atrás de nós e uma selfie). repetir até chegar às fontaínhas.
terceira: quando chegar às fontaínhas, dispersar. num dado momento, um colega dá um sinal. começa a olhar para um ponto no chão, um objeto no imaginário. um a um, começam-se a aproximar dele criando um círculo, permanecendo a observar o objeto insistente. de repente, aquilo que não existia, surge atraves de um botão no chão que alguém coloca no chão. a partir desse ato, todos acrescentam algo, desde fita cola de papel, desenhos, letras.
esta ação simples, influenciada pelas fotos de Paul Nougé "La naissance de l’object", criou uma reação por parte das pessoas que circulavam na rua de curiosidade sobre o que está a ser analisado pelo grupo.
O imaginário de algo insistente, ganha peso visual pelas ações dos sujeitos.
Numa abordagem pessoal, eu decido durante o percurso todo realizar uma gravação em segredo, procurando por não influenciar ningúem durante o percurso. Como uma câmara oculta.
Quando o circulo nas fontaínhas já se encontra feito, quando todos os envolvidas na ação em grupo já se encontram a observar o objeto imaginário, decido circular à volta deles, 7 vezes.