A incorporação de elementos LED, nas caixas de luz, responsivos, criam um diálogo entre a obra e o espectador, devido à sua ativação por estímulos sonoros e presença física perante as experiencias. 

FRAGMENTOS DE BIOMBO SENSORIAL

EXPERIÊNCIAS  EM ATELIER

QUATRO QUADROS DE ELEMENTOS ORGÂNICOS SEMI-PERMEÁVEIS À LUZ

 

A incorporação de elementos LED, nas caixas de luz, responsivos, criam um diálogo entre a obra e o observador, devido à sua ativação por estímulos sonoros e presença física perante as experiencias. 

QUATRO ESTUDOS

FRAGMENTOS DE BIOMBO

BIO PLÁSTICO, CERA DE ABELHA, PAPEL VEGETAL E CHIA

MEMBRANA DE CHIA

EXPERIÊNCIAS DE PROJEÇÃO DE LUZ

REFERÊNCIAS

Rafael Lozano-Hemmer

"Pulse Room", obra de Rafael Lozano-Hemmer, detaca-se dentro da arte interativa e tecnológica, apresentando centenas de lâmpadas incandescentes que pulsam ao ritmo dos batimentos cardíacos dos visitantes, criando uma metáfora visual da presença humana na obra. Os temas centrais das suas obras incluem a exploração da presença e ausência, questionando a memória coletiva e os vestígios da interação humana. A relação entre o corpo e tecnologia é fundamental, explorando interfaces biométricas e a representação digital da presença física. Neste dialogo entre o tangível e o intangível, presente em obras como "Atmospheric Memory", de 2019, o artista revela como a arte onde tornar visível o invísivel, transformando dados biométricos e presenças físicas em experiencias visuais e sensoriais. Exemplo disso, é a obra "Voice Array", de 2011, em que converte mensagens vocais em padrões de luz, materializando o imaterial atraves da tecnologia.

No âmbito da prática artística, onde a interseção entre materialidade e interatividade assume um papel fundamental, apresentam-se projetos que exploram dimenções sensoriais e responsivas de diversos objetos. 

Após a construção do BIOMBO SENSORIAL, um objeto que se articula, que se torna como algo inacabado pelas suas múltiplas formas de abordagem expositiva, houve a necessidade de uma aprofundamento das experiencias plásticas nele inseridas, desdobrando-se posteriormente em quatro estudos.


Apresentam-se quatro caixas de luz, de aproximadamente 30cm X 30cm cada, em que para cada uma criou-se superfícies translúcidas, permeáveis à luz: 


 1. Uma membrana construída com sementes de chia previamente hidratadas

 2. Uma superfície de cera de abelha com curcuma.

 3. Um plástico orgânico, produzido a partir de amido de milho, glicerina e água

 4. Uma composição de papel vegetal com goma laca

Video: ativação da peça com som

"Voice Array", 2011 

"Atmospheric Memory", 2019 

"Pulse Room", 2006 

Quatro caixas de luz, quatro elementos

Video experiência de projeção de sombras de plantas

Imagens resultados das caixas de luz: cera de abelha