A incorporação de elementos LED, nas caixas de luz, responsivos, criam um diálogo entre a obra e o espectador, devido à sua ativação por estímulos sonoros e presença física perante as experiencias.
FRAGMENTOS DE BIOMBO SENSORIAL
EXPERIÊNCIAS EM ATELIER
QUATRO QUADROS DE ELEMENTOS ORGÂNICOS SEMI-PERMEÁVEIS À LUZ
A incorporação de elementos LED, nas caixas de luz, responsivos, criam um diálogo entre a obra e o observador, devido à sua ativação por estímulos sonoros e presença física perante as experiencias.
"Pulse Room", obra de Rafael Lozano-Hemmer, detaca-se dentro da arte interativa e tecnológica, apresentando centenas de lâmpadas incandescentes que pulsam ao ritmo dos batimentos cardíacos dos visitantes, criando uma metáfora visual da presença humana na obra. Os temas centrais das suas obras incluem a exploração da presença e ausência, questionando a memória coletiva e os vestígios da interação humana. A relação entre o corpo e tecnologia é fundamental, explorando interfaces biométricas e a representação digital da presença física. Neste dialogo entre o tangível e o intangível, presente em obras como "Atmospheric Memory", de 2019, o artista revela como a arte onde tornar visível o invísivel, transformando dados biométricos e presenças físicas em experiencias visuais e sensoriais. Exemplo disso, é a obra "Voice Array", de 2011, em que converte mensagens vocais em padrões de luz, materializando o imaterial atraves da tecnologia.
No âmbito da prática artística, onde a interseção entre materialidade e interatividade assume um papel fundamental, apresentam-se projetos que exploram dimenções sensoriais e responsivas de diversos objetos.
Após a construção do BIOMBO SENSORIAL, um objeto que se articula, que se torna como algo inacabado pelas suas múltiplas formas de abordagem expositiva, houve a necessidade de uma aprofundamento das experiencias plásticas nele inseridas, desdobrando-se posteriormente em quatro estudos.
Apresentam-se quatro caixas de luz, de aproximadamente 30cm X 30cm cada, em que para cada uma criou-se superfícies translúcidas, permeáveis à luz:
1. Uma membrana construída com sementes de chia previamente hidratadas
2. Uma superfície de cera de abelha com curcuma.
3. Um plástico orgânico, produzido a partir de amido de milho, glicerina e água
4. Uma composição de papel vegetal com goma laca